BDMG CULTURAL E SEU COMPROMISSO COM ARTISTAS E PRODUTORES DE MINAS

O BDMG Cultural, há 25 anos, abriu as suas portas para apoiar e incentivar artistas e produtores de arte e cultura em Minas Gerais. Em 1988, com uma galeria de arte estruturada e bem localizada na capital, junto à Praça da Liberdade, a instituição começou a receber um grande volume de propostas de artistas visuais interessados em expor naquele espaço.

A demanda gerou uma comissão interna, na própria instituição, que passou a selecionar os trabalhos que mais se destacavam , distribuindo – os em exposições mensais e alternando – os com mostras de artistas consagrados. O processo originou um edital de concorrência pública, o Mostras BDMG, que oficializou a seleção desses artistas. Muitos foram revelados na galeria, como Leonora Weismman, Sônia Gomes, Zemog e Regina Medeiros. Outros, já com carreira reconhecida, como Jorge dos Anjos, Mônica Sartori e Paulo Lisboa, também participaram do edital.

E a música ganhou os seus próprios editais, que a incentivaram e a promoveram o gênero popular, instrumental e erudito no estado. Atualmente, encontram-se em atividade os editais Jovem Instrumentista BDMG, que seleciona 10 instrumentistas de música popular, com até 25 anos de idade, para bolsas de estudos com professores consagrados; o Jovem Músico BDMG, que define até 28 estudantes de música erudita, com até 25 anos, para apresentações na Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes; e os Prêmios BDMG Instrumental e Marco Antônio Araújo.

O Prêmio BDMG Instrumental, criado em 2001, prestigia compositores e arranjadores de música instrumental de Minas Gerais. Os quatro finalistas são premiados em dinheiro e com shows em Belo Horizonte e São Paulo. Já o Prêmio Marco Antônio Araújo, oferecido desde 2003, seleciona o melhor disco instrumental, autoral e de produção independente do ano anterior à premiação.

Material gráfico desenvolvido para projetos do BDMG Cultural ao longo de sua história

Vale ressaltar que muitos participantes que passaram pelo Jovem Instrumentista sagraram-se vencedores dos prêmios BDMG Instrumental e Marco Antônio Araújo, dando uma sequência aos editais e mostrando a evolução de seus trabalhos, como é o caso de Thiago Delegado, Warley Henrique, Rodrigo Torino e Lucas Telles.

Na área das artes cênicas, a criação do  Trilha Cultural BDMG proporcionou que espetáculos de teatro e dança, produzidos em Belo Horizonte, pudessem ser levados a cidades do interior de Minas Gerais, promovendo a ampliação do acesso às recentes produções artísticas desenvolvidas na capital e sua região metropolitana.

Editais com a nova identidade visual do BDMG Cultural

Em todos os editais, comissões julgadoras independentes e qualificadas certificam e garantem a credibilidade de cada programa. A valorização do artista mineiro, ou residente no estado, também é um pré-requisito para todas as ações desenvolvidas pelo BDMG Cultural. Essa medida contribuiu e contribui para o apoio e incentivo ao trabalho cultural e artístico dos mineiros.

Pablo Dias | Vencedor de dois prêmios no BDMG pelo Jovem Instrumentista

Thiago Perez de Paula Franco Bueno | Músico ganhador do Prêmio Jovem Instrumentista e do BDMG Instrumental

31/03/2014 16:43
Imagem, Link, Texto, Vídeo

27/03/2014

Rede de ainda não possui usuários em sua rede.