Apoio crescente aos municípios

O BDMG tem oferecido apoio crescente aos municípios mineiros. Por meio do programa Novo Somma, o Banco financia, com recursos próprios, a modernização dos municípios e a melhoria da qualidade de vida da população mineira.

O programa oferece soluções financeiras para compra de máquinas e equipamentos, para projetos de mobilidade urbana, saneamento e drenagem e para projetos de disposição adequada de resíduos sólidos.

Desde 2003, já foram liberados pelo BDMG cerca de R$ 770 milhões. Naquele ano foram desembolsados R$ 88,5 milhões, enquanto no ano passado o Banco liberou R$ 195 milhões. Os recursos já beneficiaram em torno de 400 municípios e uma população de aproximadamente oito milhões de mineiros.

Para mais informações sobre o programa Novo Somma, consulte o site do BDMG, aqui.

Para que o BDMG pudesse melhorar ainda mais as condições do programa para os municípios mineiros, tornando-o mais abrangente, era necessário o fim do contingenciamento de recursos aos municípios, iniciado em 2001 e que permitia o financiamento de projetos municipais somente dentro dos programas definidos como prioritários pelo governo federal.  Isso só ocorreu em agosto de 2009, quando, após seguidos pleitos do Governo de Minas, o Conselho Monetário Nacional (CMN) suspendeu o contingenciamento.

Desde então, o Banco liberou, entre 2010 e 2011, recursos que permitiram alcançar a marca de 1,2 mil máquinas entregues aos municípios. Nos oito primeiros meses de 2012, os recursos desembolsados para os municípios cresceram 72,22% em comparação com o mesmo período do ano passado, com desembolso de R$ 135,7 milhões. Do total, R$ 113,6 milhões foram disponibilizados por meio do Programa BDMG Novo Somma.

Evolução dos desembolsos aos municípios (Novo Somma e BNDES)

2003 – 88,5 milhões

2004 – 68,6 milhões

2005 – 26,5 milhões