Banco incentiva projetos inovadores e sustentáveis

Sempre alinhado às diretrizes do Governo de Minas, o BDMG já oferece taxas bastante atrativas para projetos inovadores e sustentáveis. Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o Banco conta com duas linhas especiais de financiamento: o Proptec, com juros a 9% ao ano para empresas instaladas em parques tecnológicos; e o Pró-Inovação, com taxas de 8% ao ano para projetos de desenvolvimento e implantação de inovação de produtos e serviços.

O BDMG também mantém a política de investimentos em fundos que financiam projetos de inovação. Prova disso são os aportes no fundo HorizonTI, que apoia empresas de tecnologia da informação (TI), e nos fundos de Investimento em Participações (FIP) e de Investimentos em Empresas Emergentes (FIEE), voltados à sustentabilidade e ao desenvolvimento de tecnologias.

Outra frente de atuação do BDMG é a coordenação de concessão a parceiro privado de parte do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). A instituição financeira foi contratada para a realização dos estudos de planejamento urbanístico e arquitetônico, avaliação econômico-financeira do empreendimento e a estruturação do plano de negócios para a concessão do empreendimento imobiliário.

Ilustração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte, inaugurado em 2012. Visite www.bhtec.org.br para mais informações.

O vencedor da licitação, que irá explorar o BH-TEC em um prazo superior a 25 anos, fará os investimentos imobiliários que permitirão a implantação de mais empresas no local. Atualmente estão instaladas 16 empresas no primeiro edifício institucional, inaugurado em maio.

 

A Sawae é uma empresa especializada em equipamentos para exames radiológicos e óticos, utilizados em procedimentos endoscópicos e em outras incisões cirúrgicas. 2012. Acervo Sawae - empresa financiada pela linha Pró-Inovação, do BDMG.

 

 

Detalhe de viveiro de projeto de reflorestamento de 150 mil hectares (maior do mundo) certificado para emissão de créditos de carbono pela ONU, desenvolvido pela Waycarbon. 2012. Acervo Waycarbon.

A Waycarbon é uma empresa de consultoria ambiental que desenvolve projetos de sustentabilidade com foco em reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Atua nas áreas de energia renovável, mineração, siderurgia, florestas, alimentos, cosméticos e transportes, entre outros. A empresa recebeu financiamento do BDMG, através da linha PROPTEC, para montagem de seu novo escritório no BH-TEC. 

Sistema de captura e queima de metano em Lagoa Dourada, MG, com certificação nível Gold Standard para emitir créditos de carbono na ONU, desenvolvido pela Waycarbon- empresa que recentemente recebeu financiamento do BDMG. 2012. Acervo Waycarbon.


> LINKS RELACIONADOS

- Os vetores para o futuro

- Micro e pequenas empresas

- Apoio crescente aos municípios

- BDMG chega aos 50 anos pronto para os desafios do futuro

- Entrevista com João Antônio Fleury Teixeira

- Entrevista com Teodoro Alves Lamounier

- Entrevista com Paulo de Tarso Almeida Paiva

19/09/2012 08:50
Texto
Sustentabilidade, Agora, Inovação, parques tecnológicos, Hoje e Amanhã

COMENTÁRIOS (0)


Esta postagem ainda não possui comentários.
Conteúdo enviado por:
Postado em:
19/09/2012

MIDIATECA (319)

MINHA REDE (0)

BDMG ainda não possui usuários em sua rede.

Atenção:

*
Informe uma ou mais mídias que seu comentário contém
*
Para o upload de vídeos sugerimos que seus arquivos sejam carregados em canais como youtube ou vimeo e que você cole os códigos embed no campo abaixo. O upload diretamente em nossa ferramenta é permitido para arquivos nos formatos .flv e .mp4, com tamanho até 60 mb, por meio do ícone .  Para inserir fotos utilize o ícone   e para áudios .


  Tags separadas por vírgula.

Ex: história, acervo, economia

 
Clique no icone para anexar documentos como pdfs e planilhas.