Associação dos Funcionários do BDMG (AFBDMG)

 “Aos 4 dias do mês de junho de 1965, às 18 horas, conforme convocação feita, teve lugar a Assembleia de Fundação da Associação dos Funcionários do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.” Esse trecho, extraído da ata da Assembleia Geral de Fundação da AFBMDG, retrata a criação de um importante órgão de defesa dos interesses dos funcionários e aposentados do Banco e, também, do próprio BDMG. Idealizado por Silviano Cançado, que foi também presidente do Banco e do BDMG Cultural, o projeto, à época, contou com a participação de executivos e com a adesão dos funcionários. 

Ata da Assembleia Geral de Fundação da AFBMDG. 1965. Acervo AFBDMG.

Os objetivos da Associação, desde a década de 1960, perduram até hoje e resumem a importância da sua atuação. Entre as premissas assumidas, estão o apoio às necessidades médicas e, até financeiras, dos associados; defesa da posição do Banco junto à opinião pública; promoção e participação em projetos relacionados a atividades sociais e esportivas, fortalecimento e integração dos funcionários, além da defesa de seus interesse junto às autoridades e órgãos da Administração Pública.

Natal AFBDMG. Anos 1960. Acervo BDMG.

Final dos jogos entre departamentos.1978. Acervo BDMG.

Cerimônia de inauguração da Sede Campestre da Associação de Funcionários do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais pelos presidentes do BDMG, Abílio dos Santos e da AFBDMG, Alceu Drumond de Oliveira. 1979. Acervo BDMG.

Clube AFBDMG. 1987. Acervo BDMG

Clube AFBDMG. 1990. Acervo BDMG.

Nestes quarenta e sete anos dedicados aos associados e ao Banco, a AFBDMG obteve conquistas que marcaram época, como o Clube da Associação, inaugurado em 1979. Esse espaço de lazer foi palco para confraternizações, eventos culturais, bailes e torneios esportivos, amplamente divulgados pelo Jornal Espaço Aberto, lançado em março de 1983. Outras conquistas refletem os saldos positivos até os dias de hoje, como é o caso da criação da corretora de seguros idealizada pelo corpo de funcionários do Banco.

Além de contribuir com os seus associados, a AFBDMG compartilha de importantes decisões dentro do Banco. A criação da Desban (Fundação BDMG de Seguridade Social), do Indec (Instituto de Cidadania dos Empregados do BDMG) e do BDMG Cultural contou com a participação efetiva da Associação.

Com estas importantes e decisivas atuações, a AFBDMG olha para o futuro com novos projetos. A construção do prédio sede da entidade já está em andamento e consolidará a sua atuação, ampliando o espaço para a integração de seus associados, com atividades e programas desenvolvidos para o bem-estar deste público, junto com o videoclube e a biblioteca. 

Videoclube, na sede da AFBDMG. 1990. Acervo BDMG.

No cinquentenário do Banco, junto com o BDMG Cultural, a Associação participa do BDMG Memória Viva, um projeto inovador que marcará a história do Banco que já passou e a que está por vir. Por meio desta iniciativa, o trabalho desenvolvido pela Instituição e o seu papel no Estado estarão acessíveis para todo o público a partir da sua inauguração, que será realizada durante as comemorações do aniversário do BDMG.


> LINKS RELACIONADOS

- BDMG Cultural, uma história de apoio e incentivo à cultura mineira

- Música no BDMG Cultural, uma parceria de sucesso

- Coral BDMG

- Galeria de arte do BDMG Cultural e projeto sociocultural Raio de Luz

- Entrevista com Tadeu Barreto Guimarães

- Entrevista com José Pedro Rodrigues de Oliveira

- Entrevista com Paulo Eduardo Brant

- Entrevista com Marília de Albuquerque Salgado

14/09/2012 09:03
Texto
AFBDMG

COMENTÁRIOS (0)


Esta postagem ainda não possui comentários.
Conteúdo enviado por:
Postado em:
14/09/2012

MIDIATECA (319)

MINHA REDE (0)

BDMG ainda não possui usuários em sua rede.

Atenção:

*
Informe uma ou mais mídias que seu comentário contém
*
Para o upload de vídeos sugerimos que seus arquivos sejam carregados em canais como youtube ou vimeo e que você cole os códigos embed no campo abaixo. O upload diretamente em nossa ferramenta é permitido para arquivos nos formatos .flv e .mp4, com tamanho até 60 mb, por meio do ícone .  Para inserir fotos utilize o ícone   e para áudios .


  Tags separadas por vírgula.

Ex: história, acervo, economia

 
Clique no icone para anexar documentos como pdfs e planilhas.