Nanotecnologia, novos materiais e o setor aeroespacial

www.freeimageslive.co.uk

A nanotecnologia trata da manipulação da matéria em escala atômica ou molecular. A geração de “novos materiais” com propriedades predefinidas para determinadas aplicações agrega conhecimentos de química, física, metalurgia e biologia. A nanotecnologia e a ciência dos materiais, portanto, são áreas estratégicas para o desenvolvimento industrial e para o fornecimento de soluções tecnológicas em todas as atividades, desde medicina, agricultura, tecnologia aeroespacial, até vestuário e cosméticos.

Já no setor aeroespacial, as perspectivas são muito positivas. No Estado existem cerca de 15 escolas de engenharia aeronáutica e correlatas, centros de manutenção da Força Aérea Brasileira (FAB) e de grandes empresas da aviação comercial, além de indústrias já instaladas.

O Complexo Aeronáutico de Minas Gerais será integrado por cinco polos:² Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) como a primeira aerotrópolis (cidade-aeroporto) da América do Sul; Itajubá (Sul de Minas), com a ampliação da Helibras, única fabricante de helicópteros da América Latina,³ da qual o BDMG participou como acionista e na administração inicial da empresa, na década de 1970; Tupaciguara (Triângulo Mineiro), com a chegada da AxisAerospace, empresa que está concluindo o projeto do Tupã, aeronave civil de seis e oito lugares, para o mercado nacional e internacional; Lagoa Santa, com o Centro de Capacitação Aeronáutico para técnicos, graduados e pós-graduados, e Goianá com o Aeroporto Regional da Zona da Mata, adequado para receber aviões de grande porte, recém-inaugurado pelo governo mineiro e que poderá ser utilizado pela Petrobras na logística do pré-sal.

Estas são, portanto, três áreas integrantes da agenda do governo do Estado em ciência e tecnologia no horizonte até 2030, devido ao seu caráter estratégico pela capacidade de agregar valor e competitividade a todas as atividades econômicas. E o BDMG já está participando desse processo, acompanhando as iniciativas das empresas e projetos nesses setores, com financiamentos ou participação no capital de empreendimentos de alta complexidade e conteúdo tecnológico.

Fundamentado na Lei Estadual 19.967/11, o BDMG constituiu em março de 2012 a empresa BDMGTEC Participação S.A, com o objetivo de participar como acionista na empresa SIX Semicondutores S.A., a ser implantada em Minas para projetar, fabricar e vender circuitos integrados analógicos e digitais. O valor da participação do BDMG na empresa é estimado em R$ 45.545 milhões.

Fontes:

1 - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Sectes/MG – Agenda 2030, Prospecção de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, abril 2011.

ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, cf. Diário do Comércio.

2- Portal Protec Pró-inovação na Indústria Brasileira, cf. Brasil Econômico, 23/07/2012: http://site.protec.org.br/politicas_publicas_detalhe.php?id=22063.

3 - Segmento Aeronáutico de Asas Rotativas no Brasil - Oportunidades, desafios e ambiente de negócios, apresentação da Helibras, 06/10/2011.

> LINKS RELACIONADOS:

Inovação e sustentabilidade: estratégias do BDMG

Inovação, pesquisa e desenvolvimento

Eletrônica, tecnologia da informação e biotecnologia

Incubadoras de empresas e parques tecnológicos

Entrevista com Teodoro Alves Lamounier

Entrevista com Tadeu Barreto Guimarães

Entrevista com Paulo Eduardo Brant

Entrevista com Marilena Chaves

07/09/2012 08:12
Sustentabilidade, Inovação, nanotecnologia, novos materiais, aeroespacial

07/09/2012