Incubadoras de empresas e parques tecnológicos

Incubadoras de empresas são ambientes dotados de capacidade técnica, gerencial, administrativa e infraestrutura para apoiar o pequeno empreendedor no início do negócio. Elas disponibilizam espaço e condições apropriadas para abrigar ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. Segundo a Anprotec,¹ o Brasil possui cerca de 400 incubadoras que articulam mais de 6.300 empresas, entre incubadas, associadas e graduadas. Em Minas, existem cerca de 50 incubadoras, sendo 30 delas (65%) orientadas para negócios inovadores de base tecnológica.2

O BDMG apoia a implantação de incubadoras de base tecnológica e de parques tecnológicos, em Minas Gerais, desde 1992, assessorando na gestão e participando financeiramente nos investimentos. No caso do BH-TEC, o BDMG firmou convênio de cooperação técnica para prestar serviços de modelagem do processo de concessão para implantação da segunda fase. E, por meio do Proptec, produto decorrente de parceria entre, FAPEMIG/BDMG, o Banco dispõe de recursos específicos para empresas em parques tecnológicos.

Ilustração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte, inaugurado em 2012. Visite www.bhtec.org.br para mais informações.

Até o fim de 2012, Minas Gerais contará com seis parques tecnológicos. Além do BH-TEC, criado em 2005 e inaugurado em 2012, o Estado conta, desde 2011, com o Parque Tecnológico de Viçosa, na Zona da Mata. Além desses, outros quatro já estão em fase de instalação em Itajubá, Juiz de Fora, Uberaba e Lavras,³ coordenados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Fontes:

1 -  ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES PROMOTORAS DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES; MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Estudo, análise e proposições sobre as incubadoras de empresas no Brasil: relatório técnico. Brasília: Anprotec, 2012.2 – Portais de: Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Agência Brasileira Promotora de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), 2012.

3 - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Sectes/MG: http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/05/16.

 


 

> LINKS RELACIONADOS:

Inovação e sustentabilidade: estratégias do BDMG

Inovação, pesquisa e desenvolvimento

Eletrônica, tecnologia da informação e biotecnologia

Nanotecnologia, novos materiais e o setor aeroespacial

Entrevista com Teodoro Alves Lamounier

Entrevista com Tadeu Barreto Guimarães

Entrevista com Paulo Eduardo Brant

Entrevista com Marilena Chaves

06/09/2012 08:32
Texto
Sustentabilidade, Inovação, Tecnologia, ciência, parques tecnológicos, incubadoras

COMENTÁRIOS (0)


Esta postagem ainda não possui comentários.
Conteúdo enviado por:
Postado em:
06/09/2012

MIDIATECA (319)

MINHA REDE (0)

BDMG ainda não possui usuários em sua rede.

Atenção:

*
Informe uma ou mais mídias que seu comentário contém
*
Para o upload de vídeos sugerimos que seus arquivos sejam carregados em canais como youtube ou vimeo e que você cole os códigos embed no campo abaixo. O upload diretamente em nossa ferramenta é permitido para arquivos nos formatos .flv e .mp4, com tamanho até 60 mb, por meio do ícone .  Para inserir fotos utilize o ícone   e para áudios .


  Tags separadas por vírgula.

Ex: história, acervo, economia

 
Clique no icone para anexar documentos como pdfs e planilhas.