Inovação, pesquisa e desenvolvimento

Em meio às turbulências da economia na década de 1980, o BDMG criou programas de inovações tecnológicas para o setor agropecuário, de conservação de energia pela substituição de equipamentos e implantação de pequenas centrais hidrelétricas. Além de financiar os investimentos inovadores nos negócios tradicionais para melhorias de processos produtivos, na gestão e na geração de produtos, o Banco incentiva e apoia os novos empreendimentos nos setores de tecnologias avançadas.

Em 1992, o BDMG criou o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico, depois transformado em departamento, uma unidade especializada em empreendimentos de tecnologias avançadas e no apoio ao sistema de desenvolvimento tecnológico de Minas Gerais, incluindo empresas de base tecnológica, inclusive na área de meio ambiente, incubadoras e parques tecnológicos e ações junto a outras instituições públicas e privadas atuantes nessa área. Outra atividade importante foi o apoio a empresas na sua adequação à legislação ambiental.

Ainda na década de 1990, o BDMG foi credenciado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia como agente estadual para o Programa de Apoio à Capacitação Tecnológica da Indústria (PACTI), e PACTA para a agropecuária, destacando-se entre os maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento no País na indústria automotiva e siderúrgica, entre outras.

O BDMG iniciou, ainda na década de 1990, parcerias com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerias, a Fapemig, com programas de financiamento específicos para as empresas de tecnologias avançadas ou com projetos inovadores. Um desses programas é o Promitec que, entre 2001 e 2003, liberaou R$ 1,1 milhão para 29 empresas incubadas ou graduadas de incubadoras.

O Banco também inovou no financiamento com recursos estaduais por meio do Fundese Base Tecnológica, destinado a empresas inovadoras de micro, pequeno e médio portes.

Minas Gerais detém forte competência e sólida estrutura institucional em várias áreas de conhecimento tecnológico, incluindo universidades (a UFMG é a universidade brasileira líder em registro de patentes), centros de pesquisas e um conjunto considerável de empresas inovadoras. Pelo Pró-Inovação e Proptec, foram liberados R$ 30,2 milhões para 52 empresas com estes perfil.

A Sawae é uma empresa especializada em equipamentos para exames radiológicos e óticos, utilizados em procedimentos endoscópicos e em outras incisões cirúrgicas. 2012. Acervo Sawae.*

 

A Clamper desenvolve um produto de proteção contra surtos elétricos, com sistema de proteção de dados e comunicação. 2012. Acervo Clamper.*

 

A Biometrus é uma indústria especializada no desenvolvimento de soluções em segurança biométrica para variados tipos de aplicações, trabalhando como fornecedora de novas tecnologias para distribuidores em todo o território brasileiro, desenvolvendo produtos (hardware e software).2012. Acervo Biometrus.*

 

*As empresas Sawae, Clamper e Biometrus receberam financiamentos do BDMG por suas atuações inovadoras.

 


> LINKS RELACIONADOS:

 

Inovação e sustentabilidade: estratégias do BDMG

Eletrônica, tecnologia da informação e biotecnologia

Incubadoras de empresas e parques tecnológicos

Nanotecnologia, novos materiais e o setor aeroespacial

Entrevista com Teodoro Alves Lamounier

Entrevista com Tadeu Barreto Guimarães

Entrevista com Paulo Eduardo Brant

Entrevista com Marilena Chaves

04/09/2012 08:06
Texto
Sustentabilidade, Inovação, Tecnologia, pesquisa

COMENTÁRIOS (0)


Esta postagem ainda não possui comentários.
Conteúdo enviado por:
Postado em:
03/09/2012

MIDIATECA (319)

MINHA REDE (0)

BDMG ainda não possui usuários em sua rede.

Atenção:

*
Informe uma ou mais mídias que seu comentário contém
*
Para o upload de vídeos sugerimos que seus arquivos sejam carregados em canais como youtube ou vimeo e que você cole os códigos embed no campo abaixo. O upload diretamente em nossa ferramenta é permitido para arquivos nos formatos .flv e .mp4, com tamanho até 60 mb, por meio do ícone .  Para inserir fotos utilize o ícone   e para áudios .


  Tags separadas por vírgula.

Ex: história, acervo, economia

 
Clique no icone para anexar documentos como pdfs e planilhas.