Inovação e sustentabilidade: estratégias do BDMG

O BDMG tem como base de suas diretrizes estratégicas a inovação e a sustentabilidade. Inovação, entendida como um processo permanente de melhoria nos processos internos, nos produtos, nos modelos de negócios, nos serviços ao cliente e no suporte aos empreendimentos inovadores, agregando valor à economia de Minas Gerais. Sustentabilidade, como postura ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente diversificada na realização de suas operações visando ao bem-estar das futuras gerações.

Esses conceitos permeiam todas as ações e operações de crédito do BDMG. Ainda na década de sua fundação, em 1962, o BDMG procurou inserir em suas ações um caráter de inovação, como nos programas de recuperação da cafeicultura, indústria açucareira e laticínios. Na década de 1970, uma ação inovadora, que depois foi adotada pelo Governo Federal, foi a implantação da agricultura tecnológica do cerrado: terras antes consideradas improdutivas passaram a ser, com a aplicação de técnicas então recentes, a principal fronteira agrícola do país.

 

EMPREENDIMENTOS BENEFICIAM A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE

Uma das maneiras de o BDMG praticar o conceito de sustentabilidade em suas atividades é financiando investimentos e empreendimentos favoráveis ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Por meio do apoio financeiro aos municípios mineiros, são realizadas obras de captação de água, redes de esgoto, coleta de lixo e aterros sanitários para resíduos sólidos, pavimentação urbana e estradas vicinais, recuperação de áreas degradadas, compra de máquinas para obras e ônibus escolares. Também são financiados investimentos na modernização da gestão pública, gerando maior eficiência na administração e no atendimento à população.

Mais de 80% das operações de crédito aos municípios de Minas Gerais em 2011 foram feitas pelo BDMG, com investimentos em torno de R$ 700 milhões, voltados para mais de 400 municípios e em benefício a cerca de oito milhões de pessoas. No setor privado, são financiadas empresas de reciclagem de resíduos, de consultoria em gerenciamento ambiental, tecnologia do meio ambiente, projetos e consultoria para eficiência energética, além de projetos para adequação e licenciamento ambiental.

O Banco apoia também projetos sociais por intermédio do Instituto de Cidadania dos Empregados do BDMG (Indec), especialmente em nutrição e reforço escolar, atuando no entorno de Belo Horizonte e em mais 13 municípios.

Detalhe de viveiro de projeto de reflorestamento de 150 mil hectares (maior do mundo) certificado para emissão de créditos de carbono pela ONU, desenvolvido pela Waycarbon. 2012. Acervo Waycarbon.

A Waycarbon é uma empresa de consultoria ambiental que desenvolve projetos de sustentabilidade com foco em reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Atua nas áreas de energia renovável, mineração, siderurgia, florestas, alimentos, cosméticos e transportes, entre outros. A empresa recebeu financiamento do BDMG, através da linha PROPTEC, para montagem de seu novo escritório no BH-TEC. 

Sistema de captura e queima de metano em Lagoa Dourada, MG, com certificação nível Gold Standard para emitir créditos de carbono na ONU, desenvolvido pela Waycarbon- empresa que recentemente recebeu financiamento do BDMG. 2012. Acervo Waycarbon.


> LINKS RELACIONADOS:

 

Inovação, pesquisa e desenvolvimento

Eletrônica, tecnologia da informação e biotecnologia

Incubadoras de empresas e parques tecnológicos

Nanotecnologia, novos materiais e o setor aeroespacial

Entrevista com Teodoro Alves Lamounier

Entrevista com Tadeu Barreto Guimarães

Entrevista com Paulo Eduardo Brant

Entrevista com Marilena Chaves

03/09/2012 08:28
Texto
Sustentabilidade, Meio ambiente, Inovação, Saúde

COMENTÁRIOS (0)


Esta postagem ainda não possui comentários.
Conteúdo enviado por:
Postado em:
03/09/2012

MIDIATECA (319)

MINHA REDE (0)

BDMG ainda não possui usuários em sua rede.

Atenção:

*
Informe uma ou mais mídias que seu comentário contém
*
Para o upload de vídeos sugerimos que seus arquivos sejam carregados em canais como youtube ou vimeo e que você cole os códigos embed no campo abaixo. O upload diretamente em nossa ferramenta é permitido para arquivos nos formatos .flv e .mp4, com tamanho até 60 mb, por meio do ícone .  Para inserir fotos utilize o ícone   e para áudios .


  Tags separadas por vírgula.

Ex: história, acervo, economia

 
Clique no icone para anexar documentos como pdfs e planilhas.