Muitas opções para os micro e pequenos negócios

Em Minas Gerais existem cerca de 690 mil micros e pequenas empresas (MPE) e 1,9 milhão dos trabalhadores por conta própria. Ciente dessa realidade e importância, nos primeiros anos de sua existência o BDMG já apoiava os pequenos negócios em Minas, então com recursos do Financiamento à Pequena e Média Empresa (Fipeme).

Em 1977, o BDMG implantou sua primeira unidade operacional específica para microempresas, operando o Programa de Apoio à Microempresa (Promicro). No entanto, nos primeiros anos de seu funcionamento, desde 1962, o BDMG já empenhava-se em apoiar projetos voltados para o aproveitamento dos recursos naturais e potencialidades do Estado, além de estimular alguns setores sobre os quais já havia, em Minas, uma preocupação anterior. Assim, a prioridade inicial foi conferida à pequena e média indústria tradicionais, de caráter familiar, particularizando o setor alimentar, de significativa importância econômica para o Estado.

O Ceag-MG, fundado em 1972, serviu como unidade de apoio ao trabalho do Departamento de Pequenas Operações do BDMG, no interior do Estado, promovendo a montagem de operações de crédito, pelo critério carta-consulta, processando informações cadastrais, dados contábeis e jurídicos e avaliação de bens oferecidos em garantia em operações com microempresas, tudo isso com a finalidade de facilitar a contratação do projeto. Na década de 1980, o Programa de Operações Especiais para as Micro e Pequenas Empresas do Vale do Jequitinhonha (Pronevale) analisou mais de 1.100 empresas em cerca de 60 municípios da região.

Hoje, o Banco oferece diversas soluções financeiras para as MPE, desde crédito para investimentos fixos e capital de giro, até recursos para investimentos intangíveis como planos de marketing, absorção de tecnologia e modernização da gestão.

 

Philadelphia, farmácia homeopática de Juiz de Fora, que recebeu financiamentos pelo BDMG para modernização de laboratório e abertura de filial. 2011. Acervo BDMG.

>> Este e outros casos de sucesso de micro e pequenos negócios podem ser vistos aqui, no portal do BDMG. 

1 – Fonte: SEBRAE/ DIEESE, Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa, 2010/2011.

 


> LINKS RELACIONADOS:

 

Presente em todo o Estado

A relevância do agronegócio para Minas e para o BDMG

BDMG opera programa de crédito popular

Entrevista com Marilena Chaves

Entrevista com Teodoro Alves Lamounier

Entrevista com Clélio Campolina Diniz

Entrevista com Fernando Lage de Melo

26/08/2012 19:39
Texto
micro empresa, pequena empresa

COMENTÁRIOS (0)


Esta postagem ainda não possui comentários.
Conteúdo enviado por:
Postado em:
26/08/2012

MIDIATECA (319)

MINHA REDE (0)

BDMG ainda não possui usuários em sua rede.

Atenção:

*
Informe uma ou mais mídias que seu comentário contém
*
Para o upload de vídeos sugerimos que seus arquivos sejam carregados em canais como youtube ou vimeo e que você cole os códigos embed no campo abaixo. O upload diretamente em nossa ferramenta é permitido para arquivos nos formatos .flv e .mp4, com tamanho até 60 mb, por meio do ícone .  Para inserir fotos utilize o ícone   e para áudios .


  Tags separadas por vírgula.

Ex: história, acervo, economia

 
Clique no icone para anexar documentos como pdfs e planilhas.