Mineirização da cadeia produtiva de veículos

De acordo com os dados publicados no site do INDI (Oportunidades e Negócios), Minas Gerais é o segundo maior polo automotivo do País, responsável por 25,8% da produção nacional de veículos. O setor foi impulsionado pela "mineirização" da cadeia produtiva, que incentivou fornecedores das indústrias automotivas a se instalarem nas proximidades de suas plantas. A sua consolidação recebeu constantes estímulos do BDMG, especialmente o apoio à indústria de autopeças.

O processo foi desenvolvido com a participação do INDI, com o objetivo de atrair fornecedores de autopeças para se estabelecerem no entorno da fábrica da Fiat, em Betim. Os dados do instituto demonstram que em 1990 a participação dos fornecedores instalados no Estado era de 20% do total de compras feitas pela empresa; em 2009, esse percentual chegou a 70%, representando mais de 100 fornecedores em um raio de 50 km. A distribuição das peças, assim como a dos carros prontos, é coordenada pela política de estoques mínimos just-in-time,  segundo a qual fornecedores de módulos automotivos alimentam a produção em tempo real, de acordo com as necessidades da linha de montagem.

O Programa de Mineirização dos Fornecedores de Autopeças alcançou reconhecimento internacional na Conferência da WAIPA (World Association of Investment Promotion Agencies) em 2004, quando o INDI foi agraciado com o prêmio Best Business Linkage Program, disputando com países dos cinco continentes.


LINKS RELACIONADOS

Minas consolida polo automotivo

Investimentos setoriais aumenta receita dos municípios e geram empregos

Investimento estratégico na indústria química e de fertilizantes

Entrevista com José Augusto Tropia Reis

Entrevista com José Lana Raposo

Entrevista com Tadeu Barreto Guimarães

 

21/08/2012 08:14
Texto
década de 1990, década de 2000, Fiat, Automobilística, autopeças, cadeia produtiva, mineirização

COMENTÁRIOS (0)


Esta postagem ainda não possui comentários.
Conteúdo enviado por:
Postado em:
21/08/2012

MIDIATECA (319)

MINHA REDE (0)

BDMG ainda não possui usuários em sua rede.

Atenção:

*
Informe uma ou mais mídias que seu comentário contém
*
Para o upload de vídeos sugerimos que seus arquivos sejam carregados em canais como youtube ou vimeo e que você cole os códigos embed no campo abaixo. O upload diretamente em nossa ferramenta é permitido para arquivos nos formatos .flv e .mp4, com tamanho até 60 mb, por meio do ícone .  Para inserir fotos utilize o ícone   e para áudios .


  Tags separadas por vírgula.

Ex: história, acervo, economia

 
Clique no icone para anexar documentos como pdfs e planilhas.