Siderurgia: ações centradas na vocação do Estado

Usina da Açominas em Ouro Branco. 1985. Acervo BDMG.

Tendo em vista a vocação de Minas para a siderurgia, um dos primeiros trabalhos desenvolvidos pelo então Departamento de Estudos e Planejamento (DEP), ainda nos primeiros anos do BDMG, foi destinado ao setor, englobando importantes segmentos como Aciaria, Forjaria, Trefilaria, Ferroligas e Ferro Fundido Maleável.

Já em meados dos anos 1970, o BDMG formulou o seu Programa de Integração e Expansão do Parque Siderúrgico no Estado de Minas Gerais, simultaneamente ao Programa de Metais não Ferrosos. Foi feita uma parceria com o Indi para a formulação de programas, a seleção dos empreendimentos, o estabelecimento de incentivos fiscais e a assistência técnica e gerencial prestada pelo Cetec, pelo Centro Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Cebrae) e pelo Centro de Apoio às Pequenas Empresas de Minas Gerais (Ceag-MG), órgãos que precederam aos atuais Sebrae e Sebrae-MG. Os objetivos eram: expandir a produção de aço, de acordo com o Programa Siderúrgico Nacional; garantir o atendimento ao consumo interno; consolidar a posição do Estado no âmbito da siderurgia no País; elevar os recursos arrecadados com Imposto sobre Circulação de Mercadorias, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto Único sobre Minerais (IUM); e criar novos empregos diretos.

Com essas medidas, o BDMG desempenhou papel decisivo na implantação dos projetos Açominas e Mendes Júnior, além de oferecer suporte efetivo às expansões da Usiminas, Acesita, Lafersa, Queiroz Júnior, Belgo-Mineira, Mannesmann, Pains, Cimetal, Paulista de Ferro Ligas e CSN, entre outras.

Maquete da Usina Presidente Arthur Bernardes, da Açominas. O início das obras civis, em Ouro Branco, foi em Junho de 1977. Acervo BDMG.

 

_________________________________________________________________________________

LINKS RELACIONADOS

O BDMG direciona o desenvolvimento de Minas

A marca do pioneirismo presente em vários setores

Trabalho integrado impulsiona setor de mineração

BDMG investe na modernização do setor têxtil

Depoimento de Paulo Afonso Romano

Entrevista com José Lana Raposo 1  2 e 3

Entrevista com Teodoro Alves Lamounier 1  e 2

Entrevista com Tadeu Barreto Guimarães

16/08/2012 07:55
Texto
açominas, Siderurgia

COMENTÁRIOS (0)


Esta postagem ainda não possui comentários.
Conteúdo enviado por:
Postado em:
16/08/2012

MIDIATECA (319)

MINHA REDE (0)

BDMG ainda não possui usuários em sua rede.

Atenção:

*
Informe uma ou mais mídias que seu comentário contém
*
Para o upload de vídeos sugerimos que seus arquivos sejam carregados em canais como youtube ou vimeo e que você cole os códigos embed no campo abaixo. O upload diretamente em nossa ferramenta é permitido para arquivos nos formatos .flv e .mp4, com tamanho até 60 mb, por meio do ícone .  Para inserir fotos utilize o ícone   e para áudios .


  Tags separadas por vírgula.

Ex: história, acervo, economia

 
Clique no icone para anexar documentos como pdfs e planilhas.