Trabalho integrado impulsiona setor de mineração

A participação do Estado na produção mineral brasileira sempre foi expressiva, chegando, em alguns momentos, a representar cerca de 80% da tonelagem extraída. No início da década de 1970, 42% das jazidas mineiras identificadas no País localizavam-se em Minas. Foi quando o BDMG criou, em 1971, o Departamento de Desenvolvimento Mineral, com o objetivo de fortalecer o setor por meio de apoio financeiro, mantendo, ainda, estreito vínculo com órgãos federais a fim de compatibilizar seus planos com os interesses do Estado e do próprio Banco.

Na ocasião, por iniciativa do BDMG, foi criado o Esquema Integrado de Trabalho, também denominado Sistema Estadual de Apoio ao Setor de Geologia, Mineração e Transformação de Minérios, constituído pelos seguintes órgãos: BDMG, Instituto de Geociências Aplicadas (IGA), Metais de Minas Gerais (Metamig), Instituto de Desenvolvimento Industrial (Indi), Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) e Fundação João Pinheiro (FJP). A ação conjunta desses órgãos propiciou a elaboração de uma série de programas operacionais, nos variados ramos do setor, tais como: Programa de Integração e Expansão do Parque Siderúrgico, Programa de Metais Não Ferrosos, Programa de Pedras Preciosas, Programa de Ouro e Metais Nobres, Programa de Pó Calcário.

A atuação do BDMG no setor minerometalúrgico favoreceu a criação de uma entidade voltada para os problemas relativos aos recursos minerais, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

A Alcominas, atual Alcoa Alumínio S.A., instalou-se em Poços de Caldas nos anos 1960, com participação acionária do Governo de Minas, através do BDMG, sendo destaque entre os investimentos do Programa de Metais Não-Ferrosos. Nestas fotos, de 1971, vemos o setor metalúrgico, que beneficia o minério de bauxita extraído no local, produzindo alumínio em pó, tarugos e lingotes. Acervo BDMG.

_________________________________________________________________________________

LINKS RELACIONADOS

O BDMG direciona o desenvolvimento de Minas

A marca do pioneirismo presente em vários setores