Desenvolvimento planejado e integrado

Recentemente, o BDMG publicou, em parceria com o Governo de Minas e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), a Agenda de Melhorias – Caminhos para Inovar na Gestão Pública (2010), um estudo que reúne propostas de aperfeiçoamento da gestão pública e indica caminhos para o planejamento e o desenvolvimento do Estado. As consultorias Mckinsey & Company, Macroplan e Fundação Dom Cabral (FDC) também participaram do projeto.

Lançamento do Agenda de Melhorias. Veja mais aqui

O Banco produz, semestralmente, a revista Cadernos BDMG, que conta com artigos técnicos sobre temas relevantes que venham subsidiar o planejamento do Estado. Por meio desses estudos, o Banco busca disseminar ideias, conceitos e tendências, de forma a fomentar a reflexão sobre assuntos pertinentes à economia mineira.

Recentemente, foi firmado ainda um convênio entre o Governo de Minas por intermédio do Escritório de Projetos e o BDMG, que será um dos parceiros do Movimento Minas, um projeto de construção coletiva do desenvolvimento do Estado, que  a partir de soluções colaborativas busca um futuro com melhor qualidade de vida para os mineiros.

O ponto partida dessa construção coletiva é uma plataforma virtual, na qual ideias são discutidas e transformadas em projetos, que se materializam em ações concretas geradoras de valor público. O mote central do projeto é a inovação social aberta, por permitir o envolvimento de atores externos em processos colaborativos, privado-privado ou público-privado, conectadas com a visão de futuro de Minas, com horizonte de 2030, expressa nos 10 desafios do PMDI. Veja o site.

O BDMG continua, ainda, promovendo eventos que propiciam discussões coletivas sobre  temas importantes para a economia. Um desses eventos está programado para o dia 28 de setembro, dentro da programação do aniversário de 50 anos. É uma palestra do ex-presidente do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, o economista Enrique Iglesias, que vai falar sobre “o papel dos bancos de desenvolvimento no atual cenário econômico e mundial”. O evento será no auditório Paulo Camillo e será aberto ao público com inscrição prévia a ser divulgada. 

 

 


LINKS RELACIONADOS:
 

Ponto de partida para o desenvolvimento de Minas

Aparato fundamental para a industrialização do Estado

Diagnóstico aponta novos rumos para a economia mineira

Terceiro diagnóstico: Minas Gerais do Século XXI

Entrevista com Paulo Eduardo Brant

Entrevista com Clélio Campolina Diniz

Entrevista com João Antônio Fleury Teixeira

Entrevista com José Lana Raposo

Entrevista com José Augusto Trópia Reis

Entrevista com Marilena Chaves 1 e 2
 
Entrevista com Tadeu Barreto Guimarães 1 e 2
 
Entrevista com Fernando Lage de Melo
10/08/2012 07:53
Texto
estudos e diagnósticos, Agenda de Melhorias, cadernos BDMG, BID

COMENTÁRIOS (0)


Esta postagem ainda não possui comentários.
Conteúdo enviado por:
Postado em:
09/08/2012

MIDIATECA (319)

MINHA REDE (0)

BDMG ainda não possui usuários em sua rede.

Atenção:

*
Informe uma ou mais mídias que seu comentário contém
*
Para o upload de vídeos sugerimos que seus arquivos sejam carregados em canais como youtube ou vimeo e que você cole os códigos embed no campo abaixo. O upload diretamente em nossa ferramenta é permitido para arquivos nos formatos .flv e .mp4, com tamanho até 60 mb, por meio do ícone .  Para inserir fotos utilize o ícone   e para áudios .


  Tags separadas por vírgula.

Ex: história, acervo, economia

 
Clique no icone para anexar documentos como pdfs e planilhas.