Desenvolvimento planejado e integrado

Recentemente, o BDMG publicou, em parceria com o Governo de Minas e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), a Agenda de Melhorias – Caminhos para Inovar na Gestão Pública (2010), um estudo que reúne propostas de aperfeiçoamento da gestão pública e indica caminhos para o planejamento e o desenvolvimento do Estado. As consultorias Mckinsey & Company, Macroplan e Fundação Dom Cabral (FDC) também participaram do projeto.

Lançamento do Agenda de Melhorias. Veja mais aqui

O Banco produz, semestralmente, a revista Cadernos BDMG, que conta com artigos técnicos sobre temas relevantes que venham subsidiar o planejamento do Estado. Por meio desses estudos, o Banco busca disseminar ideias, conceitos e tendências, de forma a fomentar a reflexão sobre assuntos pertinentes à economia mineira.

Recentemente, foi firmado ainda um convênio entre o Governo de Minas por intermédio do Escritório de Projetos e o BDMG, que será um dos parceiros do Movimento Minas, um projeto de construção coletiva do desenvolvimento do Estado, que  a partir de soluções colaborativas busca um futuro com melhor qualidade de vida para os mineiros.

O ponto partida dessa construção coletiva é uma plataforma virtual, na qual ideias são discutidas e transformadas em projetos, que se materializam em ações concretas geradoras de valor público. O mote central do projeto é a inovação social aberta, por permitir o envolvimento de atores externos em processos colaborativos, privado-privado ou público-privado, conectadas com a visão de futuro de Minas, com horizonte de 2030, expressa nos 10 desafios do PMDI. Veja o site.

O BDMG continua, ainda, promovendo eventos que propiciam discussões coletivas sobre  temas importantes para a economia. Um desses eventos está programado para o dia 28 de setembro, dentro da programação do aniversário de 50 anos. É uma palestra do ex-presidente do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, o economista Enrique Iglesias, que vai falar sobre “o papel dos bancos de desenvolvimento no atual cenário econômico e mundial”. O evento será no auditório Paulo Camillo e será aberto ao público com inscrição prévia a ser divulgada.

Ponto de partida para o desenvolvimento de Minas

Aparato fundamental para a industrialização do Estado

Diagnóstico aponta novos rumos para a economia mineira

Terceiro diagnóstico: Minas Gerais do Século XXI