Diagnóstico aponta novos rumos para a economia mineira

Persistiu, em 1988, a situação crítica da economia brasileira, acentuando-se os reflexos do insucesso da política econômica do Governo Federal, marcada por elevados índices de inflação, descontrole na diminuição do déficit público e de crise fiscal.

Nesse cenário, o BDMG buscou adaptar-se à conjuntura desfavorável do País e do Estado por meio de mudanças que permitissem melhor desempenho em sua tarefa de fomento à economia mineira. E, para direcionar suas ações, o Banco determinou que fosse iniciado um novo Diagnóstico da Economia Mineira.

Nessa mesma linha de análise, foi editada, em 1988, a Carta Econômica do BDMG, com o objetivo de estimular a reflexão e discussão das mudanças na ordem econômico-social por parte dos empresários, autoridades do Governo, professores, estudantes universitários, dirigentes e técnicos da Instituição. Como resultado dos estudos e pesquisas iniciados no ano anterior, foi editado o documento Economia Mineira 1989: Diagnósticos e Perspectivas.

A obra tem cinco volumes. O primeiro volume apresenta Sínteses e Propostas; o segundo enfoca a Indústria; o terceiro, a Agropecuária; o quarto volume aborda o tema Mineração e o último trata de Energia e Transporte, Aspectos Sociais e Regionais.

Lançamento do Diagnóstico da Economia Mineira em Brasília, com Iran Pordeus, Carlos Alberto Teixeira de Oliveira e Paulo Brant. 1989. Acervo BDMG.

Fonte: BDMG - 30 anos. Publicação realizada pelo BDMG, em 1994.

08/08/2012 08:19
década de 1980, estudos e diagnósticos, carta econômica