Aparato fundamental para a industrialização do Estado

Logo após a conclusão do I Diagnóstico da Economia Mineira, o BDMG procurou dar sequência às orientações contidas no documento, transformando-se em um órgão estruturante. Entre outras iniciativas, associou-se à Cemig para a criação do Instituto de Desenvolvimento Industrial (INDI), atual Instituto de Desenvolvimento Integrado; induziu a criação da Companhia de Distritos Industriais (CDI), hoje integrada à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG); e à montagem de um Gabinete de Incentivos Fiscais. Finalmente, participou da criação da Fundação João Pinheiro (FJP). Em última instância, atuou, decisivamente, na montagem de um aparato institucional fundamental para o apoio à industrialização mineira, a partir do final da década de 1960.

Esse primeiro esforço de análise sistematizada da economia estadual passou a servir como parâmetro orientador da atuação do Governo na frente econômico-social, dando-lhe consistência e coerência institucional. Constituiu-se em uma obra marcante para a formulação das políticas e planos de desenvolvimento, criando uma referência indispensável à compreensão do conjunto de iniciativas tomadas pelo Governo do Estado, a partir de então.

Criação da Fundação João Pinheiro. Em destaque, o Governador Israel Pinheiro (ao centro), os ministros Rondon Pacheco, Delfim Neto, Reis Veloso.1969. Acervo FJP

Criação do Instituto de Desenvolvimento Integrado - INDI - 1968. Acervo BDMG.

Em 1989, foi publicado o estudo intitulado Economia Mineira – 1989: Diagnóstico e Perspectivas, com o propósito de pautar as ações do BDMG para a década seguinte.

Ponto de partida para o desenvolvimento de Minas

Diagnóstico aponta novos rumos para a economia mineira

Terceiro diagnóstico: Minas Gerais do Século XXI

Desenvolvimento planejado e integrado