Aparato fundamental para a industrialização do Estado

Logo após a conclusão do I Diagnóstico da Economia Mineira, o BDMG procurou dar sequência às orientações contidas no documento, transformando-se em um órgão estruturante. Entre outras iniciativas, associou-se à Cemig para a criação do Instituto de Desenvolvimento Industrial (INDI), atual Instituto de Desenvolvimento Integrado; induziu a criação da Companhia de Distritos Industriais (CDI), hoje integrada à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG); e à montagem de um Gabinete de Incentivos Fiscais. Finalmente, participou da criação da Fundação João Pinheiro (FJP). Em última instância, atuou, decisivamente, na montagem de um aparato institucional fundamental para o apoio à industrialização mineira, a partir do final da década de 1960.

Esse primeiro esforço de análise sistematizada da economia estadual passou a servir como parâmetro orientador da atuação do Governo na frente econômico-social, dando-lhe consistência e coerência institucional. Constituiu-se em uma obra marcante para a formulação das políticas e planos de desenvolvimento, criando uma referência indispensável à compreensão do conjunto de iniciativas tomadas pelo Governo do Estado, a partir de então.

 

Criação da Fundação João Pinheiro. Em destaque, o Governador Israel Pinheiro (ao centro), os ministros Rondon Pacheco, Delfim Neto, Reis Veloso.1969. Acervo FJP

 

Criação do Instituto de Desenvolvimento Integrado - INDI - 1968. Acervo BDMG.

 

Em 1989, foi publicado o estudo intitulado Economia Mineira – 1989: Diagnóstico e Perspectivas, com o propósito de pautar as ações do BDMG para a década seguinte.

 


LINKS RELACIONADOS:
 

Ponto de partida para o desenvolvimento de Minas

Diagnóstico aponta novos rumos para a economia mineira

Terceiro diagnóstico: Minas Gerais do Século XXI

Desenvolvimento planejado e integrado

Entrevista com Paulo Eduardo Brant

Entrevista com Clélio Campolina Diniz

Entrevista com João Antônio Fleury Teixeira

Entrevista com José Lana Raposo

Entrevista com José Augusto Trópia Reis

Entrevista com Marilena Chaves 1 e 2
 
Entrevista com Tadeu Barreto Guimarães 1 e 2
 
Entrevista com Fernando Lage de Melo

 

07/08/2012 06:56
Texto
Fundação João Pinheiro, INDI, estudos e diagnósticos, CDI, CODEMIG

COMENTÁRIOS (0)


Esta postagem ainda não possui comentários.
Conteúdo enviado por:
Postado em:
06/08/2012

MIDIATECA (319)

MINHA REDE (0)

BDMG ainda não possui usuários em sua rede.

Atenção:

*
Informe uma ou mais mídias que seu comentário contém
*
Para o upload de vídeos sugerimos que seus arquivos sejam carregados em canais como youtube ou vimeo e que você cole os códigos embed no campo abaixo. O upload diretamente em nossa ferramenta é permitido para arquivos nos formatos .flv e .mp4, com tamanho até 60 mb, por meio do ícone .  Para inserir fotos utilize o ícone   e para áudios .


  Tags separadas por vírgula.

Ex: história, acervo, economia

 
Clique no icone para anexar documentos como pdfs e planilhas.