Ponto de partida para o desenvolvimento de Minas

Os estudos do I Diagnóstico da Economia Mineira tiveram início em 1965 e sua publicação ocorreu em 1969, com as análises setoriais e regionais sistematizadas em seis volumes. O primeiro contém a síntese de todo o trabalho e se intitula Diagnóstico. O segundo volume trata do espaço natural e foi desdobrado em anexos com mapas, tabelas, quadros e outras ilustrações sobre a geografia de Minas Gerais, suas divisões em regiões fisiográficas, informações sobre clima, relevo, vegetações, bacias hidrográficas e um inventário de seus recursos naturais. O terceiro volume, dividido em duas partes, trata da população e da infraestrutura, enquanto o quarto aborda a agropecuária. A indústria e o setor público e de serviços são tratados no quinto e sexto volumes, respectivamente.

Síntese do Diagnóstico da Economia Mineira. À ponta da mesa, o então presidente do BDMG, Hindemburgo Pereira Diniz. 1968. Acervo BDMG.

A síntese do Diagnóstico da Economia Mineira foi entregue ao então presidente da República, general Costa e Silva, em 1967, em um momento em que o Governo Federal buscava implementar uma política de retomada do desenvolvimento do País. O trabalho foi realizado por técnicos do Departamento de Estudos e Planejamento (DEP) do BDMG, em convênio com a Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai (Cibpu).

Entrega do Diagnóstico ao Presidente da República Gen. Arthur da Costa e Silva. Também presentes: Hélio Beltrão, Ministro do Planejamento, Israel Pinheiro, Governador de MG e Delfim Netto, Ministro da Fazendo. 1967. Fonte: Acervo BDMG.

Aparato fundamental para a industrialização do Estado

Diagnóstico aponta novos rumos para a economia mineira

Terceiro diagnóstico: Minas Gerais do Século XXI

Desenvolvimento planejado e integrado