Ponto de partida para o desenvolvimento de Minas

Os estudos do I Diagnóstico da Economia Mineira tiveram início em 1965 e sua publicação ocorreu em 1969, com as análises setoriais e regionais sistematizadas em seis volumes. O primeiro contém a síntese de todo o trabalho e se intitula Diagnóstico. O segundo volume trata do espaço natural e foi desdobrado em anexos com mapas, tabelas, quadros e outras ilustrações sobre a geografia de Minas Gerais, suas divisões em regiões fisiográficas, informações sobre clima, relevo, vegetações, bacias hidrográficas e um inventário de seus recursos naturais. O terceiro volume, dividido em duas partes, trata da população e da infraestrutura, enquanto o quarto aborda a agropecuária. A indústria e o setor público e de serviços são tratados no quinto e sexto volumes, respectivamente.

Síntese do Diagnóstico da Economia Mineira. À ponta da mesa, o então presidente do BDMG, Hindemburgo Pereira Diniz. 1968. Acervo BDMG.

 

A síntese do Diagnóstico da Economia Mineira foi entregue ao então presidente da República, general Costa e Silva, em 1967, em um momento em que o Governo Federal buscava implementar uma política de retomada do desenvolvimento do País. O trabalho foi realizado por técnicos do Departamento de Estudos e Planejamento (DEP) do BDMG, em convênio com a Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai (Cibpu).

Entrega do Diagnóstico ao Presidente da República Gen. Arthur da Costa e Silva. Também presentes: Hélio Beltrão, Ministro do Planejamento, Israel Pinheiro, Governador de MG e Delfim Netto, Ministro da Fazendo. 1967. Fonte: Acervo BDMG.

 

 


LINKS RELACIONADOS:
 

Aparato fundamental para a industrialização do Estado

Diagnóstico aponta novos rumos para a economia mineira

Terceiro diagnóstico: Minas Gerais do Século XXI

Desenvolvimento planejado e integrado

Entrevista com Paulo Eduardo Brant

Entrevista com Clélio Campolina Diniz

Entrevista com João Antônio Fleury Teixeira

Entrevista com José Lana Raposo

Entrevista com José Augusto Trópia Reis

Entrevista com Marilena Chaves 1 e 2
 
Entrevista com Tadeu Barreto Guimarães 1 e 2
 
Entrevista com Fernando Lage de Melo
06/08/2012 07:21
Texto
década de 1960, estudos e diagnósticos, Economia Mineira

COMENTÁRIOS (0)


Esta postagem ainda não possui comentários.
Conteúdo enviado por:
Postado em:
05/08/2012

MIDIATECA (319)

MINHA REDE (0)

BDMG ainda não possui usuários em sua rede.

Atenção:

*
Informe uma ou mais mídias que seu comentário contém
*
Para o upload de vídeos sugerimos que seus arquivos sejam carregados em canais como youtube ou vimeo e que você cole os códigos embed no campo abaixo. O upload diretamente em nossa ferramenta é permitido para arquivos nos formatos .flv e .mp4, com tamanho até 60 mb, por meio do ícone .  Para inserir fotos utilize o ícone   e para áudios .


  Tags separadas por vírgula.

Ex: história, acervo, economia

 
Clique no icone para anexar documentos como pdfs e planilhas.