Pioneirismo do BDMG - um balanço da década de 1970

Ao final dos anos 1970, o BDMG estendia sua atuação, praticamente, a todos os segmentos do setor de serviços: transporte rodoviário de passageiros e de cargas, transporte aéreo,desenvolvimento urbano, saneamento, energia elétrica, radiofusão, comércio, construção civil e pesada, turismo, editorial e gráfica, educação e diversas modalidades de prestação de serviços.

Os resultados alcançados foram significativos tanto no valor dos investimentos realizados quanto nos milhares de empregos criados. Veja tabela em anexo, com o desempenho operacional do BDMG entre 1975 e 1979, sendo que a criação da Área de Infraestrutura e Serviços se deu em meados de 1976.

O BDMG foi o primeiro banco de desenvolvimento a atuar no segmento de hotelaria, a partir de convênio com a Embratur, para operar financiamentos em Minas com recursos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur). Foram construídos cerca de cem hotéis, de três e quatro estrelas, na Capital e em diversas cidades de porte médio do Estado.

Outra iniciativa pioneira do banco no setor de serviços consistiu na execução junto com o Planejamento Metropolitano de Belo Horizonte (PLAMBEL) e a Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU), de um programa de renovação da frota de ônibus da RMBH.

Reunião BDMG/EMBRATUR. Estão presentes o presidente do BDMG, Abílio dos Santos, Teodoro Alves Lamounier e o secretário Fernando Fagundes Neto. Fonte: Acervo BDMG.

 

Assinatura de contrato de financiamento de hotel em Governador Valadares. Estão presentes: o presidente do BDMG, Luís Aníbal de Lima Fernandes, Teodoro Alves Lamounier, Manoel Raimundo de Matos, Representantes do FUNGETUR e empresários do hotel. 1979. Fonte: Acervo BDMG.

 

Hotel Nacional, em Poços de Caldas. Fonte: Acervo BDMG.

 

Hotel Caldas da Rainha, em Poços de Caldas. Fonte: Acervo BDMG.

 

ACIMC Hotel, em Montes Claros. Fonte: Acervo BDMG.

 

Inauguração do Hotel Karajá, em Uberaba. 1978. Fonte: Acervo BDMG.

 


 

LINKS RELACIONADOS:

- Entrevista com Tadeu Barreto Guimarães

- Entrevista com Fernando Lage de Melo

- Entrevista com Teodoro Alves Lamounier 1 e 2

- Entrevista com Paulo Eduardo Brant 1 e 2

- Entrevista com Marilena Chaves

- Entrevista com José Augusto Tropia Reis

- Entrevista com Paulo de Tarso Almeida Paiva

- Entrevista com José Lana Raposo

 

Arquivo anexado:

01/08/2012 08:09
Texto
década de 1970, infraestrutura, turismo, hotelaria, transportes, setor terciário

COMENTÁRIOS (0)


Esta postagem ainda não possui comentários.
Conteúdo enviado por:
Postado em:
12/07/2012

MIDIATECA (319)

MINHA REDE (0)

BDMG ainda não possui usuários em sua rede.

Atenção:

*
Informe uma ou mais mídias que seu comentário contém
*
Para o upload de vídeos sugerimos que seus arquivos sejam carregados em canais como youtube ou vimeo e que você cole os códigos embed no campo abaixo. O upload diretamente em nossa ferramenta é permitido para arquivos nos formatos .flv e .mp4, com tamanho até 60 mb, por meio do ícone .  Para inserir fotos utilize o ícone   e para áudios .


  Tags separadas por vírgula.

Ex: história, acervo, economia

 
Clique no icone para anexar documentos como pdfs e planilhas.