Coral BDMG

Em 1989, logo após a inauguração do BDMG Cultural, foi criado um dos projetos mais tradicionais da Instituição, o Coral BDMG. Formado, inicialmente, apenas por funcionários do Banco, o coro nasceu com um objetivo que transcendeu o propósito de fomentar atividades culturais dentro do BDMG. Com o tempo, o grupo começou a se apresentar não só em eventos do Banco, como, também, em apresentações externas, tornando-se um dos principais coros amadores do Estado.

Primeira apresentação do Coral BDMG, no saguão do Banco, em 23 de maio de 1989.

Primeiro concerto oficial, nas comemorações do 21o aniversário do BDMG, em 21 de setembro de 1989.

Apresentação do Coral nas comemorações do primeiro aniversário do BDMG Cultural, em 19 de dezembro de 1989 .

Para divulgar o trabalho do Coral BDMG e a música coral em Minas, o coro estreou, em 1993, a série de concertos Quatro Cantos - Coral na Praça. Acompanhado de três grupos corais mineiros convidados, o Coral se apresentava, mensalmente, no coreto da Praça da Liberdade. Hoje, o programa dá continuidade às suas atividades com apenas uma alteração, o local das apresentações, transferido para a Praça da Assembleia Legislativa, devido à interdição do coreto da Praça da Liberdade.

"Quatro Cantos - Coral na Praça". Apresentação no coreto da Praça da Liberdade.

Essas apresentações não se limitaram apenas às cidades mineiras, e o coro, em 1994, excursionou por Buenos Aires e Assunção. No mesmo ano, o grupo participou do show do cantor Roberto Carlos. Em 1996, recebeu o troféu PRÓ-MÚSICA – Os melhores da Música em Minas Gerais e, a partir dessas conquistas, as viagens e apresentações não pararam mais, estendendo-se, em 1997, para o Vaticano, na Basílica de São Pedro; Itália, Alemanha e França. Durante o ano de comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil, em 2000, o Coral BDMG desenvolveu o projeto Quatro Cantos do Brasil em Portugal, no qual realizou concertos em Lisboa, Porto, Braga, Vila Nova de Gaia e Leiria. Em 2004, o coro foi consagrado pelo VI Prêmio Minas de Desempenho empresarial – Apoio à Cultura, promovido pela revista Mercado Comum.

A atuação do Coral BDMG no cenário brasileiro e no exterior lhe rendeu dois álbuns, Pelos Quatro Cantos do Brasil e Coral BDMG na Estrada Real. Este último foi o resultado do projeto que leva, desde 2005, a música mineira do século XVIII e do início do século XIX às cidades integrantes do circuito da Estrada Real em Minas Gerais.

À frente deste atuante grupo coral já estiveram os maestros Márcio Miranda Pontes, Eliane Fajioli e Rafael Grimaldi. Atualmente, o posto é ocupado pelo maestro Arnon Sávio Reis de Oliveira, graduado em piano e regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em musicologia, com ênfase na música brasileira, pela UNIRIO. Como concretização do trabalho desenvolvido pelo maestro Arnon, ao lado dos integrantes do Coral BDMG, o grupo se apresentará, em outubro deste ano, em Barcelona, em um importante festival de corais realizado na Espanha, o Canta al mar.

Comemoração dos 15 anos do Coral BDMG, em 2004.

> LINKS RELACIONADOS

- Música no BDMG Cultural, uma parceria de sucesso

- BDMG Cultural, uma história de apoio e incentivo à cultura mineira

- Galeria de arte do BDMG Cultural e projeto sociocultural Raio de Luz